Frase da Semana

" Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre! "

Paulo Freire

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Tente outra vez

“Levemos a poesia e a beleza conosco e em todos os lugares encontraremos a
alegria”.
Naquele fim de tarde Joaquim estava cansado, exausto por mais um dia de trabalho, reuniões com muito planejamento e pouca ação. Desde criança, Joaquim se acostumara a recarregar as energias perto da natureza. Por isso, descera até a área verde e calmamente sentado em um banco ficou em silêncio, esperando o pôr do sol. De repente, avistou uma fileira de minúsculas formigas. Carregavam suprimentos de folhinhas. O formigueiro ficava do outro lado de uma raiz que para elas era um grande obstáculo. As formiguinhas iam, vinham, pareciam se cumprimentar. O que  será que elas diziam umas às outras?
Uma delas, mais do que as outras, chamou a atenção de Joaquim: levantava a folhinha e tentava passar para o outro lado da raiz e caía. Joaquim sentiu-se embevecido contemplando as inúmeras tentativas da formiguinha. Tentava e ops, caía! Levantava... Era impressionante a resistência da formiguinha, não desistia... Joaquim estava ficando meio impaciente e tentado a ajudar o pequeno animal, quando observou que ela finalmente conseguia transpor a raiz e adentrar no formigueiro. Justamente, quando se escondia o último raio de sol.  Joaquim voltou ao escritório para apanhar seu material e no caminho não saía de sua mente a lição de perseverança da formiguinha. Teve um estranho pensamento:
“Quiçá as outras formiguinhas não dissessem umas às outras Siga em frente! Tudo tem seu tempo!

Tente outra vez!” Como pensar em desistir, desanimar, depois de tão pertinente lição dada por um dos menores seres da criação?

Livro Histórias Interessantes Vol. III


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário