Frase da Semana

" Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre! "

Paulo Freire

quarta-feira, 20 de março de 2013

A educação faz a diferença

Em uma era distante , vivia um grande especialista em educação.
Certa vez, foi desafiado a falar sobre a importância da educação para um grupo de jovens.
Ao contrário do que se esperava, o especialista pediu um prazo para apresentar seu trabalho. Pediu algumas semanas. Queria encontrar as palavras adequadas para um tema tão profundo.
Ao final do prazo, o especialista apareceu para a sua explanação.
Como todas as palestras, aquela também seria ao ar livre, em um vasto jardim florido.
Aquela era uma manhã dourada, prestigiada pela passarada que gorjeava incenssantemente.
- Bom dia, jovens!
- Bom dia - responderam com ar enfadonho.
- Trouxe para vocês quatro convidados, que com suas ações mostrarão o que é Educação, melhor do que eu, usando milhares de palavras.
Os jovens e educadores presentes se entreolharam admirados.
O especialista chamou os criados que seguravam três caixotes.
O especialista calmamente tirou de um dos caixotes uma lebre  branca que toda serelepe, pôs-se a pular.
Ninguém entendia aquilo. O que educação tinha a ver com lebre?
Enteneram menos ainda quando o especialista tirou de um caixote um cão. Este, após solto, ocorreu atrá da lebre, a rendeu e a devorou em poucos instantes...
No jardim ecoou um pasmado Ó! Todos boquiabertos com tanta fúria...
Alguns colocavam a mão nos olhos, outros mais agressivos comentavam com os vizinhnos a rapidez do cão e a falta de defesa da pobre e assassinada lebre.
Quando os sussurros cessaram o especialista prosseguiu:
- Peço-lhes mais atenção. Ainda não terminei minha exposição.
Abriu de novo o caixote e libertou outra lebre. Nova sequência de ó, ó, e com um riso enigmático o especialista libertou outro cão.
- Meus Deus mais sangue - bradou alguém.
A lebre deu alguns pulos e começou a saborear a grama. O especialista abriu o terceiro caixote e tirou um outro cão. Este, instintivamente foi até a lebre. Tocou-a a ela respondeu ao toque, enroscando-se nas patas do cão.
O cão gostou do gesto e dali a segundos estavam brincando, rolando pelo gramado sem que sentisse necessidade de devorar o bichinho.
- Contemplem-se estes quadros: um cão ainda com pedaços de lebre na boca e outro brincando em harmonia com uma lebre igualzinha a primeira.
Os jovens estavam chocados. Alguns nem aguentavam olhar diretamente para os animais que logo foram recolhidos aos caixotes.
O especialista então prosseguiu a apresentação:
- As lebres são irmãs. Receberam a mesma alimentação. Os cãoes também são irmãos e receberam o mesmo tipo de alimentação e de cuidados. O que os fez agir de forma diferente? O momento. Simplesmente, o momento.
E prosseguiu:
- Assim acontece com as pessoas. Quando várias pessoas recebem a mesma alimentação e a mesma educação, o que vai diferenciar a conduta de uma entre tantas, será o uso que ela der a educação. Não adiantam coleções de diplomas e medalhas se nos comportarmos ao sabor dos instintos. A verdadeira educação gera frutos quando é plantada no coração das pessoas. Vejam que a segunda lebre conseguiu conquistar o cão, desarmou-o com sua espontaneidade, seu carinho... Quem tem a oportunidade de receber uma educação diversificada como vocês, não pode agir como quem não teve a mesma condescendência da vida...
O especialista foi aplaudido de pé e a partir daquela manhã, os jovens se sentiram impelidos a saborear melhor todas as oportunidades de formação que tinham, fossem por palavras, fossem por exemplos...
Trecho do livro Histórias Interessantes - volume III


Nenhum comentário:

Postar um comentário