Frase da Semana

" Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre! "

Paulo Freire

sábado, 6 de abril de 2013

A Educação faz a diferença!

A educação se constitui em estabelicimento
de informações e principalmente em
dar a luz a si próprio e potencializar recursos.

Em uma terra distante, vivia um grande especialista em Educação.
Certa vez, fui desafiado a falar sobre  a importância da educação para um grupo de jovens.
Ao contrário do que se esperava, o especialista pediu um prazo para encontrar as palavras adequadas para um tema tão profundo.
Ao final do prazo, o especialista apareceu para a sua explanação.
Como todas as palestras, aquela também seria ao ar livre, em um vasto jardim florido.
Aquela era uma manhã dourada, prestigiada pela passarada que gorjeava incessantemente.
- Bom dia, jovens!
- Bom dia - responderam com ar enfadonho.
- Trouxe para vocês quatro convidados, que com suas ações mostrarão o que é Educação, melhor do que eu, usando milhares de palavras.
Os jovens e os educadores presentes se entreolharam admirados.
O especialista chamou os criados que seguravam três caixotes.
O especialista calmamente tirou de um dos caixotes uma lebre branca que toda serelepe, pôr-se a pular. Niguém entendia aquilo. O que educação tinha a ver com lebre?
Entenderam menos ainda quando o especialista tirou de um caixote um cão. Este, após solto, correu atrás da lebre, a rendeu e a devorou em poucos instantes...
No jardim ecoou um pasmado Ó! Todos boquiabertos, com tanta fúria...
Alguns colocavam a mão nos olhos, outros mais agressivos comentavam com os vizinhos a rapidez do cão e a falta de defesa da pobre e assassinada lebre.
Quando os sussurros cessaram o especialista prosseguiu:
- Peço-lhes mais atenção. Ainda não terminei minha exposição.
Abriu de novo o caixote e libertou outra lebre. Nova sequência de ó, ó, e com um riso enigmático o especialista libertou outro cão.
- Meu Deus, mais sangue - bradou alguém.
A lebre deu alguns pulos e começou a saborear grama. O especialista abriu o terceiro caixote e tirou um outro cão. Este, institivamente foi até a lebre. Tocou-a e ela respondeu ao toque, enroscando-se nas patas do cão.
O cão gostou do gesto e dali a segundos estavam brincando, rolando pelo gramado sem que sentisse necessidade de devorar o bichinho.
- Contemplem estes quadros: um cão ainda com pedaçõs de lebre na boca e outro brincando em harmonia com uma lebre igualzinha a primeira.
Os jovens estavam chocados. Alguns nem aguentavam olhar diretamente para os animais que logo foram recolhidos aos caixotes.
O especialista então prosseguiu a apresentação:
- As lebres são irmãs. Receberam a mesma alimentação. Os cães também são irmãos e receberam o mesmo tipo de alimentação e de cuidados. O que os fez agir de forma diferente? O momento. Simplesmente, o momento.
E prosseguiu:
- Assim acontece com as pessoas. Quando várias pessoas recebem a mesma alimentação e a mesma educação, o que vai diferenciar a conduta de uma entre tantas, será o uso que ela der a educação. Não adiantam coleções de diplomas e medalhas se nos comportarmos so sabor dos instintos. A verdadeira educação gera frutos quando é plantada no coração das pessoas.
Vejam que a segunda lebre conseguiu conquistar o cão, desarmou-o com sua espontaneidade, seu carinho... Quem tem a oportunidade de receber uma edcação diversificada como vocês, não pode agir como você quem não teve a mesma condescendência da vida...
O especialista foi aplaudido de pé e a partir daquela manhã, os jovens se sentiram impelidos a saborear melhor todas as oportunidades de formação que tinham, fossem por palavras, fossem por exemplos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário