Frase da Semana

" Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre! "

Paulo Freire

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Cearenses na final do Prêmio Jabuti

Quatro cearenses estão entre os finalistas do Prêmio Jabuti edição 2013: Socorro Acioli, Tércia Montenegro, Lira Neto e Tino Freitas. Segundo informações do jornal O Estado de São Paulo, a comissão organizadora, reunida na última terça-feira, definiu a lista dos finalistas de cada uma das 27 categorias da 55a. edição do Jabuti, o mais importante prêmio literário brasileiro. De acordo com o jornal, a apuração dos votos dos jurados também aconteceu na última terça-feira.

No dia 17 de outubro, serão revelados os vencedores. E na cerimônia de 13 de novembro, serão conhecidos os autores do ‘Livro do Ano’ nas categorias de ficção e não ficção.

O conselho curador do Jabuti é formado por José Luiz Goldfarb, Antonio Carlos Sartini, Frederico Barbosa, Luis Carlos Menezes, Marcia Ligia Guidin.

Boa safra
Socorro e Tino Freitas, cearense radicado em Brasília há quase 15 anos, ficaram entre os finalistas da categoria Melhor Livro Infantil. Socorro, com Ela Tem Olhos de Céu, publicado pela editora Gaivota. Tino, com Primeira Palavra, da editora Abacatte. 

Os dois concorrem com autores como Ziraldo (Os Meninos de Marte, da Melhoramentos), Arnaldo Antunes (Cultura, editado pela Iluminuras) e José Roberto Torero (autor de Os 33 Porquinhos, lançado pela Objetiva)

Tércia Montenegro, concorre na categoria Melhor livro de Contos/Crônica com O Tempo em Estado Sólido, lançado pela editora Grua. O livro já havia garantido a Tércia um lugar entre os finalistas do prêmio Portugal Telecom de Literatura, um dos principais troféus literários da língua portuguesa. No Jabuti, ela vai concorrer com autores como Luis Fernando Veríssimo, Sérgio Sant´Anna e Fabrício Carpinejar.

Já Lira Neto, que, em sua página no Facebook, classificou os finalistas como uma “boa safra de autores cearenses”, concorre ao prêmio na categoria Melhor Biografia. O seu Getúlio: Dos Anos de Formação à Conquista do Poder, 1882-1930, editado pela Companhia das Letras, vai disputar o troféu com trabalhos como Marighella, de Mário Magalhães; e A Queda, de Diogo Mainardi.

Entre os romances finalistas, estão dez oncorrentes. Entre eles, O Mendigo Que Sabia de Cor os Adágios de Erasmo de Rotterdam, de Evandro Afonso Ferreira; Barba Ensopada de Sangue, de Daniel Galera; e Sagrada Família, de Zuenir Ventura. 
Fonte: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário