Frase da Semana

" Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre! "

Paulo Freire

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

As águas e seus rumos

Era uma vez um riacho de águas cristalinas, muito bonito que serpenteava entre as montanhas. Em certo ponto de seu percurso, notou que à sua frente havia um pântano imundo, por onde deveria passar. Olhou então para Deus, e protestou:
- Senhor, que castigo! Eu sou um riacho tão límpido, tão formoso e o senhor me obriga a atravessar um pântano sujo como esse! Como faço agora?
Deus respondeu:
- isso depende da sua maneira de encarar o pântano. Se ficar com medo, você vai diminuir o ritmo de seu curso, dará voltas e, inevitavelmente acabará misturando suas águas com as do pântano, o que o tornará igual a ele. Mas, se você o enfrentar com velocidade, com força, com decisão, suas águas se espalharão sobre ele, a umidade as transformará em gotas que formarão nuvens em direção ao oceano. Aí você se transformará em mar.
- Quem me dera ser mar! Tão superior a todas as águas!
- Você aí se engana! A grandeza do mar está em sua humidade por colocar-se sempre alguns centímetros abaixo de todos os rios. Sabendo receber outras águas torna-se grande...

Assim é a vida. As pessoas engatinham nas mudanças.
Quando ficam assustadas, paralisadas, pesadas, tornam-se tensas e perdem a fluidez e a força.
É preciso entrar pra valer nos projetos da vida, até que o rio se transforme em mar. Há milhares de tesouros guardados em lugares onde precisamos ir pra descobri-los. Não procure o sofrimento. Mas, se ele fizer parte da consquista enfrente-o e supere-o. Arrisque, ouse, avance na vida. Ela é uma aventura gratificante para quem tem coragem de arriscar. Mas, por outro lado, não descuide da humildade. Sem ela nos perdemos na vaidade, na arrogância.
Trecho do livro Histórias Interessante III

Nenhum comentário:

Postar um comentário