Frase da Semana

" Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre! "

Paulo Freire

sábado, 29 de dezembro de 2012

A Auto-Estima, Tesouro que Precisa ser Revelado!

Corrigir, ajuda; encorajar, ajuda muito mais. (Goethe)

Muitas pessoas culpam as adversidades pela falta de bom êxito na vida. Fatalistas, encontram sempre uma coincidência ou supertição como causa primeira e última de seus fracassos.
Nunca perceberam que aquilo que somos e acreditamos, reflete no nosso semblante e sustenta nossas atitudes. Assim, o que os outros enxergam em nós é produto da nossa auto-estima, palavra tão gasta atualmente.
Mas o que é auto-estima? É o amor que você sente por você. É o bem-querer que você tem por sua própria pessoa. Em princípio, ninguém nos conhece tanto quanto nó mesmos. Isso implica saber qualidades e defeitos; limitações e avanços; perspectivas e fracassos.
No entanto, algumas pessoas fixam o seu olhar apenas no negativo e minimizam suas qualidades ou nem as reconhece. A isso chamamos ter auto-estima deficiente.
Então, como cultivar a auto-estima?
1. Procure conhecer-se. Invista nesse conhecimento, descobrindo o que lhe dá prazer, o que o inquieta...
2. Vivencie expectativas diversas. Para se tornar pleno não dá para se contentar assistindo aos acontecimentos. Faça parte deles, seja o acontecimento.
3. Seja fiel a seus princípios. Ceder em excesso revela falta de convicção, demonstra fraqueza.
4. Reserve momentos para cuidar de você por fora: cabelo, pele, roupas... Olhe-se no espelho, ache-se bonito, e pergunte a si mesmo: Você se aproximaria de você?
5. Guarde tempo para cuidar de seu interior: medite, ore, reze, silencie, agradeça, contemple a natureza, o mar...
6. Admire as pessoas e o que de bom elas são capazes de realizar. Admire e elogie sem ressentimentos ou qualquer sentimento menor. Sempre que elogiamos alguém, atraímos bom retorno para nós mesmos.
7. Antes de adormecer, faça uma retrospectiva do seu dia. Parabenize-se pelos bons passos dados rumo à felicidade, mas não se desespere ou use uma lupa para identificar seus enganos ou falhas.
8. Aproveite sua criatividade e faça algo diferente: pinte, colecione selos, faça colagem, crie, componha poemas, poesias, músicas, toque violão, plante...
enfim, trabalhe o seu outro lado do cérebro.
9. Cultive bons relacionamentos. Converse com pessoas que o valorizem, admirem suas qualidades e fiquem felizes com o seu sucesso.
10. Seja voluntário ou dedicado a alguma causa comum ou diferente: divulgar textos positivos, escrever mensagens para órfãos, visitar doentes...
Quando nos deparamos com situações incomuns ou de sofrimento, enxergamos o quanto temos de bom a oferecer ou quanto poderíamos viver melhor...
Por isso... divirta-se, relaxe, seja curioso, aprenda e trate de ser feliz!


Trecho do livro Histórias Interessantes - volume III (Bolso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário