Frase da Semana

" Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre! "

Paulo Freire

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O Novo Mestre

O Mestre já velhinho achava que era a hora de encontrar quem o sucederia. Pensou em diversas maneiras de encontrar quem seria o próximo mestre e acabou tendo uma idéia.
Os discípulos sentados na grama esperavam ansiosos quem teria a grande honra de substituí-lo. Todos esperavam ser o escolhido, mas ao mesmo tempo, poucos se sentiam capazes.
O Mestre olhou atentamente a sua velha e conhecida turma. Aproximou-se daquele que era o mais atento, mais prudente nas colocações, mais presente... Tocou-lhe carinhosamente no ombro  e o convidou para ir ao alto da colina, conhecer o grande segredo para ser mestre.
O discípulo candidato a mestre subia orgulhosamente a colina. À medida que subia, mais se enchia de orgulho. Seu peito estufava. Sorrateiramente olhava para baixo com ar impetuoso, zombando dos que lá embaixo ficaram.
Chegando ao topo da colina, o Mestre apontou para uma grande máquina chamada MÁQUINA DA SABEDORIA. Logo depois o nome tinha em letras imensas uma frase: OUSE PERGUNTAR E EU RESPODEREI!
O discípulo não entendeu aquilo. Quer dizer que não era o Mestre quem guardava toda a sabedoria? Não, assim não queria ser o mestre. Ficou tão surpreso que não soube perguntar nada.
Triste, o Mestre o dispensou.
Na manhã seguinte, estando todos no mesmo lugar, ele convidou outro jovem. Desta vez um quietinho, também muito presente. Tocou-lhe no ombro e o convidou a caminhar no alto da colina.
Ao contrário do primeiro jovem, aquele subia tranquilo, em silêncio, de cabeça baixa. Somente uma vez lançou o olhar para os colegas que ficaram para trás.
Ao chegar no alto da colina  e avistar a tal máquina, o jovem ficou tão surpreso quanto o primeiro, mas teve uma reação diferente. Ficou quieto e imaginando que nunca teria boas perguntas para fazer.
O Mestre, mais uma vez desiludido, devolveu o jovem ao grupo.
Na manhã seguinte, o Mestre não se reuniu com os discípulos. Ficou apenas pensando no que faria para encontrar seu substituto e por que os jovens estavam tão desestimulados.
Estavam cochilando quando avistou um de seus discípulos. Talvez o mais inquieto, o menos convencional. Ele agora dera para fazer cambalhotas no gramado. Já imitara  bichos, estudara as plantas. Cada mês era uma novidade.
Na manhã seguinte, o Mestre estava outra vez com os jovens e flagrou o tal discípulo rebelde rindo alto. O Mestre chegou pertinho dele e o chamou...
Fizeram o caminho rindo, conversando. De vez enquando  quando o jovem dava uma pirueta, imitava um passarinho, fazia parecer uma flor.
O Mestre ria e lembrava de sua juventude.
Ao se deparar com a tal máquina, o jovem rebelde não perdeu a fala, nem ficou decepcionado. Simplesmente achou diferente, colorida... E quando leu a frase na máquina, abriu um largo sorriso e exclamou:
-Espertinha, me responda qual foi a pergunta que o querido Mestre nunca fez?
O Mestre ficou muito feliz com a perspicácia do jovem e sumiu realizado. Os anos de dedicação não tinham sido em vão. Semeara a curiosidade, a busca constante pela sabedoria.
Sabia que tinha encontrado o seu sucessor. Alguém cheio de juventude, de sede de conhecimento...


"Para se ter sucesso na vida é importante ter espírito investigativo, capaz de aprender coisas novas, fazendo de cada projeto uma fonte de criação e de ampliação de possibilidades como aconteceu como jovem desta história."

Nenhum comentário:

Postar um comentário