Frase da Semana

" Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre! "

Paulo Freire

domingo, 31 de março de 2013

Feliz Páscoa!


"Hoje, Domingo de Páscoa, comemoramos a Ressurreição de Cristo Jesus. Tempo de mudanças, tempo de transformações."Porque Ele vive, podemos crer no amanhã." Uma feliz e Santa Páscoa a todos."

quarta-feira, 27 de março de 2013

O segredo da vida

O segredo da vida de um homem está em
preparar-se para aproveitar a ocasião assim que
ela se apresentar. E o que parece uma calamidade,
muitas vezes é, depois, a fonte da nossa fortuna.

Quando o Senhor Deus estava criando o mundo, chamou seus arcanjos.
O Senhor pediu aos arcanjos que o ajudassem a decidir onde colocar o segredo da vida.
- Enterre-o no chão - respondeu um anjo.
- Coloque-o no fundo do mar - disse outro.
- Esconda-o nas montanhas - sugeriu mais um.
- Se eu escolher qualquer dessas coisas, apenas alguns encontrarão o segredo da vida. O segredo da vida deve ser acessível a TODOS! - Respondeu o Senhor.
- Já sei: coloque-o no coração dos homens. - Replicou um anjo - ninguém pensará em procurar ali.
- Sim! - disse o Senhor. - Dentro do coração dos homens.
E assim foi feito, o segredo da vida está dentro de todos nós.


terça-feira, 26 de março de 2013

Pés Sujos

Durante a visita que João XXIII fez ao mosteiro beneditino de Subíaco, onde São Bento viveu três anos, grande multidão ali se concentrou, porque desde Pio IX nenhum Papa visitara aquele monastério.
Não houve guardas que contivessem a multidão insofrida, curiosa e indomável. Um grupo de garotos sujos, pés descalços, enlameados, conseguiu trepar-se nos bancos, nas colunatas, sujando tudo.
Os monges ficaram desesperados e começara a gritar histericamente para expulsá-los dali: - Desçam daí seus moleques, vagabundos, imundos, porcos e todos os adjetivos que lhe vinham à memória.
Nessa altura, a voz de João XXIII ressoou mais forte e fez a todos se calarem, em piedoso e respeito silêncio:
-" Deixai-os ficar onde estão. Se seus pés estão sujos e enlameados, suas almas e consciências são mais limpas e puras que os lírios dos campos".
Trecho do livro Fatos Interessantes e Pitorescos.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Eu nunca li um livro...

Para quem ama ler, parece estranho que algumas pessoas nunca tenham aberto um livro para ler... pensamos: "Como podem ter vivido sem essa experiência?"
Mas, na verdade, muitas pessoas nunca leram nenhum livro, e isso não é motivo para constrangimento. Faltou oportunidade, incentivo, pessoas que dessem o exemplo, ou o primeiro livro que tentou ler era muito chato e desistiu... Enfim, independente do motivo faltou passar por essa experiência.
O importante é que nesse momento você está lendo esse post na sua página, ou porque clicou aqui em nossa página, ou porque alguém compartilhou esse post e você se identificou com o título. Isso mostra que se você está lendo, é porque tem interesse, e isso é o que importa agora.
Você já entrou em uma livraria ou sebo? Já frequentou a biblioteca mais próxima? São lugares deliciosos, com uma energia especial e lotado de pessoas educadas e gentis que podem te ajudar a escolher um livro que combine com você.
Por qual livro começar? Não exija demais de você mesmo nesse início. O interesse é buscar livros de leitura mais fácil e descomplicados.
Não há pressa: tudo bem se você demorar meses para chegar à última página. A leitura, como muitas coisas, é um hábito; adquiri-lo exige perseverança - por isso é importante não desistir no meio do caminho, e quando perceber você vai estar viciado nos livros e vivendo aventuras, romances e histórias que você nunca imaginou, e vai se questionar: "Como eu consegui viver sem isso???" ... Pode apostar!!!

quinta-feira, 21 de março de 2013

O benefício da dúvida deve ser aplicado ao suspeito.
Cego pelas paixões, o soberbo nunca duvida, condena.

quarta-feira, 20 de março de 2013

A educação faz a diferença

Em uma era distante , vivia um grande especialista em educação.
Certa vez, foi desafiado a falar sobre a importância da educação para um grupo de jovens.
Ao contrário do que se esperava, o especialista pediu um prazo para apresentar seu trabalho. Pediu algumas semanas. Queria encontrar as palavras adequadas para um tema tão profundo.
Ao final do prazo, o especialista apareceu para a sua explanação.
Como todas as palestras, aquela também seria ao ar livre, em um vasto jardim florido.
Aquela era uma manhã dourada, prestigiada pela passarada que gorjeava incenssantemente.
- Bom dia, jovens!
- Bom dia - responderam com ar enfadonho.
- Trouxe para vocês quatro convidados, que com suas ações mostrarão o que é Educação, melhor do que eu, usando milhares de palavras.
Os jovens e educadores presentes se entreolharam admirados.
O especialista chamou os criados que seguravam três caixotes.
O especialista calmamente tirou de um dos caixotes uma lebre  branca que toda serelepe, pôs-se a pular.
Ninguém entendia aquilo. O que educação tinha a ver com lebre?
Enteneram menos ainda quando o especialista tirou de um caixote um cão. Este, após solto, ocorreu atrá da lebre, a rendeu e a devorou em poucos instantes...
No jardim ecoou um pasmado Ó! Todos boquiabertos com tanta fúria...
Alguns colocavam a mão nos olhos, outros mais agressivos comentavam com os vizinhnos a rapidez do cão e a falta de defesa da pobre e assassinada lebre.
Quando os sussurros cessaram o especialista prosseguiu:
- Peço-lhes mais atenção. Ainda não terminei minha exposição.
Abriu de novo o caixote e libertou outra lebre. Nova sequência de ó, ó, e com um riso enigmático o especialista libertou outro cão.
- Meus Deus mais sangue - bradou alguém.
A lebre deu alguns pulos e começou a saborear a grama. O especialista abriu o terceiro caixote e tirou um outro cão. Este, instintivamente foi até a lebre. Tocou-a a ela respondeu ao toque, enroscando-se nas patas do cão.
O cão gostou do gesto e dali a segundos estavam brincando, rolando pelo gramado sem que sentisse necessidade de devorar o bichinho.
- Contemplem-se estes quadros: um cão ainda com pedaços de lebre na boca e outro brincando em harmonia com uma lebre igualzinha a primeira.
Os jovens estavam chocados. Alguns nem aguentavam olhar diretamente para os animais que logo foram recolhidos aos caixotes.
O especialista então prosseguiu a apresentação:
- As lebres são irmãs. Receberam a mesma alimentação. Os cãoes também são irmãos e receberam o mesmo tipo de alimentação e de cuidados. O que os fez agir de forma diferente? O momento. Simplesmente, o momento.
E prosseguiu:
- Assim acontece com as pessoas. Quando várias pessoas recebem a mesma alimentação e a mesma educação, o que vai diferenciar a conduta de uma entre tantas, será o uso que ela der a educação. Não adiantam coleções de diplomas e medalhas se nos comportarmos ao sabor dos instintos. A verdadeira educação gera frutos quando é plantada no coração das pessoas. Vejam que a segunda lebre conseguiu conquistar o cão, desarmou-o com sua espontaneidade, seu carinho... Quem tem a oportunidade de receber uma educação diversificada como vocês, não pode agir como quem não teve a mesma condescendência da vida...
O especialista foi aplaudido de pé e a partir daquela manhã, os jovens se sentiram impelidos a saborear melhor todas as oportunidades de formação que tinham, fossem por palavras, fossem por exemplos...
Trecho do livro Histórias Interessantes - volume III


terça-feira, 19 de março de 2013

Agradeça


Não importa se hoje faz sol ou chuva e sim a luz que há dentro de você. Espinhos existem, mas não deixe que eles lhe impeçam de sentir o perfume das flores. Agradeça pela vida que tem, não importam as dificuldades, mas sim, a oportunidade de evolução que o Pai lhe concedeu.

segunda-feira, 18 de março de 2013

O Juízo.

"O Juízo dos homens é mais temeroso que o juízo de Deus,
porque Deus julga com entendimento, os homens julgam com a vontade."


sábado, 16 de março de 2013

Oportunidade.

Uma grande oportunidade pode nos passar desapercebida, mas a maior de todas só existirá criada por nós próprios. Nem que seja indiretamente temos que fazê-la acontecer.

quinta-feira, 14 de março de 2013

O saber

"O saber nem sempre se faz acompanhar de humildade.
 A sabedoria, por seu lado, só existe com ela."

terça-feira, 12 de março de 2013

Madre Teresa de Calcutá

O dia mais belo? HOJE.
A coisa mais fatal? EQUIVOCAR-SE.
O maior obstáculo? O MEDO.
O erro maior? ABANDONAR-SE.
A raiz de todos os males? O EGOÍSMO.
O mistério maior? A MORTE.
A distração mais bela? O TRABALHO.
A pior derrota? O DESALENTO.
Os maiores professores? AS CRIANÇAS.
A primeira necessidade? COMUNICAR-SE
O que faz mais feliz? SER ÚTIL AOS OUTROS.
O maior defeito? O MAU HUMOR.
A coisa mais perigosa? A MENTIRA.
O pior sentimento? O RANCOR.
O mais belo presente? O PERDÃO.
O que é imprescendível? O LAR.
A estrada mais rápida? O CAMINHO CORRETO.
A sensação mais grata? A PAZ INTERIOR.
O resguardo mais eficaz? O SORRISO.
A melhor sensação? O DEVER CUMPRIDO.
A força mais potente do mundo? A FÉ.
As pessoas mais necessitadas? OS PAIS.
A coisa mais bela de todas? O AMOR.

O melhor amigo é aquele com quem nos sentamos por algumas horas, sem dizer uma palavra, e ao deixá-lo, temos a impressão de que foi a melhor conversa que já tivemos.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Acreditar

Fizeram a gente acreditar que amor mesmo, amor pra valer, só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos. Não contaram para nós que amor não é acionado, nem chega com hora marcada.
Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo.
Se estivermos em boa companhia, é só mais agradável. Fizeram a gente acreditar numa fórmula chamada "dois em um": duas pessoas pensando igual, agindo igual, que era isso que funcionava. Não contaram que isso tem nome: anulação.
Que só sendo indivíduos com a personalidade própria é que poderemos ter uma relação saudável.
Fizeram a gente acreditar que os bonitos e magros são mais amados, que os que transam pouco são careta, que os que transam muito não são confiávies , e que empre haverá u chinelo velho para um pé torto. Só não disseram que existe muito mais a cabeça torta do que pé torto.
Fizeram a gente acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados a marginalidade.
Não nos contaram que está fórmula dá errado, frustra as pessoas, é alienante, e que podemos tentar alternativas. Ah, também não contaram que ninguém vai contar isso tuodopra gente. Cada um vai ter ue descobrir sozinho.
E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz e se apaixonar por alguém.


Vivo como gosto! Faço o que diz meu coração! Faço o quesinto.
A vida é uma obra de teatro que não permite ensaios.

sábado, 9 de março de 2013

O valor de um bom dia.

A Terra está cheia da bondade de Deus

Já escrevi, muitíssimas vezes, nas minhas crônicas literárias, que um sorriso, um bom dia, um gesto de delicadeza, não custam nada, mas produzem um infinito de felicidade, de bem estar, de bom humor.
Raramente os adultos sabem dizer um "muito obrigado" a uma criança, e o patrão ou a patroa agradecer ao empregado ou doméstica por qualquer obséquio realizado. Criou-se a mentalidade de que só se agradecer os favores e atenções dispensados e jamais os deveres ou obrigações realizados.
Certa vez, faz alguns anos, um agente de publicidade em Nova York tomou um táxi e pediu ao motorista que o levasse à estação rodoviária. Realizada a corrida, o motorista recusou-se a receber o pagamento da corrida. O passageiro, tomado de surpresa e com certo constrangimento, insistiu repetidamente, oferecendo-se até a pagar o dobro.
Diante daquela inusitada resistência, o passageiro ficou furioso por aquele ato de renúncia e generosidade. O motorista calma e tranquilamente, com um sorriso nos lábios, disse:
- Há 28 anos trabalho como motorista de táxi nesta cidade e foi o senhor a primeira pessoa que me deu um bom dia.
O agente de publicidade deu notoriedade ao fato nos grandes jornais e na televisão, causando assim um impacto coletivo na população da grande metrópole, porque trouxe à baila como as grandes cidades, em vez de humanizarem as pessoas, mais as brutalizam e fazem delas feras acuadas.

Trecho o livro Histórias Interessantes II - 4ª edição

quinta-feira, 7 de março de 2013

O que fazer para não me aborrecer?

A vida é uma dádiva da natureza,
mas uma vida bela é dádiva da sabedoria.
Provérbio gego

Um jovem angustiado perguntou ao seu mestre:
- O que fazer para não me aborrecer? Convivo com pessoas que falam demais. Uma são ignorantes, outras são indiferentes. Mas o tipo que me dá ódio é o mentiroso. O senhor não pode imaginar o quanto sofro com os que caluniam.
O mestre, tendo ouvido atentamente, respondeu:
- Meu filho, viva como as flores.
- Viver como as flores? Como é isso? - Perguntou o jovem.
- Observe  as flores no jardim. Elas nascem do esterco, alimentam-se dele, mas não permitem que o mau cheiro comprometa o seu perfume, nem que o azedume tire a maciez e a cor de suas pétalas. Ao contrário, elas retiram deste mesmo solo todos os nutrientes  para tonarem-se cada vez mais belas e perfumadas.
É justo você ficar aborrecido com suas próprias falhas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros atrapalharem a sua vida. 
O jovem ficou impressionado com tanta sabedoria do mestre e viu que poderia viver bem melhor esquecendo os defeitos dos outros.

Trecho do livro Histórias interessantes II - 4ª edição

quarta-feira, 6 de março de 2013

Lembre-se do Principal

Aquilo que desesperadamente procuramos
pode bem ser o que já possuímos.

Conta uma lenda que uma certa mulher pobre com uma criança no colo, passando diante de uma caverna, escutou uma voz misteriosa que lhe dizia:
Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas lembre-se do principal. Depois que você sair, a porta fechará para sempre. Portanto, aproveite a oportunidade, mas lembre-se do principal.
A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e jóias, pôs a criança no chão e começou a juntar ansiosamente tudo o que podia e colocou em seu avental.
A voz misteriosa falou novamente:
- Você tem oito minutos.
Esgotados os oito minutos, a mulher, carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou.
Lembrou-se, então, que a criança ficará lá e a porta estava fechada para sempre!
A riqueza durou pouco e o desespero, sempre.
O mesmo acontece conosco. Temos uns oitenta anos para viver neste mundo, e uma voz sempre nos adverte: "Lembre-se do principal"!
E o principal são os valores espirituais, a oração, amor ao próximo, vigilância, família, os amigos, a vida! Mas a ganância, a riqueza, os prazeres materiais nos fascinam tanto que o principal vai ficando sempre de lado. Assim, esgotamos o nosso tempo aqui, deixamos de lado o essencial: "OS TESOUROS DA ALMA".
Jamais nos esqueçamos de que a vida neste mundo passa rápido, e que a morte chega inesperadamente. E quando as portas desta vida se fecharem para nós, de nada valerão as lamentações.
Portanto, lembremos o principal!
Como disse Napoleon Hill:
Tenho uma riqueza que não poderá ser roubada, que nunca poderei gastar toda, que não poderá ser afetada pelas crieses econômicas e queda de títulos:
- Essa riqueza é a minha alegria de viver.

Trecho do livro Histórias Interessantes II - 4ªedição

terça-feira, 5 de março de 2013

Chame a atenção sem chamar a atenção!

Tudo na vida depende de uma idéia inteligente e de uma decisão firme.
Um vendedor tinha apenas o segundo ano pimário e vendia produtos cirúrgicos para hospitais.
Um dia, ele teve a brilhante idéia de se vestir todo de branco:calça branca, sapato branco, camisa branca, cinto branco. E foi o que ele fez.
Quando entrou brancamente pelo hospital, não perguntaram para onde ele ia, talvez por não se perguntar o destino dos homens de branco num hospital, não é?
Ele passou pelos corredores,  e os enfermeiros, atendentes e até médicos, o cumprimentaram como se fosse familiar, gente da casa. Além disso, conseguia até tirar médico da sala de cirurgia para ouvir suas histórias de vendas, pois afinal de contas, o médico estava de branco, o vendedor estava de branco - e eles que são brancos que se entendam.

Qual foi o sucesso desse vendedor?
Ele espelhava as espectativas das outras pessoas em relação aos padrões do vestuário naquele ambiente.
Ele criou uma sintonia, chamava de atenção sem chamar a atenção.

Trecho do livro Histórias Interessantes III

segunda-feira, 4 de março de 2013

A Felicidade.


Buscamos a felicidade no lar, no trabalho, no relacionamento.
Queremos a felicidade por ela preencher o nosso espírito. Mas somos humanos, não somos perfeitos, e cometemos o erro de acreditar que a felicidade está em objetos que queremos, ou na pessoa amada que está ao nosso lado.
Tudo contribui para que a felicidade se manifeste em nossa vida, no entanto, a felicidade deve existir dentro de nós! Independentemente das coisas externas a felicidade é algo ligada a nossa alma, ao nosso coração. Quando procurar a felicidade, procure antes de tudo dentro de você.
Se precisar mude sua maneira de ser, de crer e de agir. Comece amando a si mesmo. Viva bem, aceitando quem você é. A felicidade nasce no espírito daqueles que tem o amor dentro de si.
E quando as pessoas que estão ao seu redor verem amor em seus olhos, à felicidade será compartilhada, e sim, será completa.

sexta-feira, 1 de março de 2013

O que faz o medo?

É a força da mente que eleva ou rebaixa a pessoa,
conforme o modo como se utiliza dela.(Alberto Montalvão)

Numa terra em guerra, havia um rei que causava espanto. Sempre que fazia prisioneiros, não os matava : levava-os a uma  sala onde havia um grupo de arqueiros de um lado e uma imensa porta de ferro do outro, sobre a qual se viam gravadas figuras de caveiras cobertas por sangue. Nesta sala ele os fazia enfileirar-se e dizia-lhes, então:
- Vocês podem escolher entre morrerem fechados por meus arqueiros ou passarem por aquela porta e serem trancados por mim.
Todos escolhiam serem mortos pelos arqueiros.
Ao terminar a guerra, um soldado que por muito tempo servira ao rei dirigiu-se ao soberano:
- Senhor, posso lhe fazer uma pergunta?
- Diga, soldado.
- O que havia por detrás da assustadora porta?
- Vá e veja você mesmo.
O soldado, então, abre vagarosamente a porta e, à medida que o faz, raios de sol vão adentrando e clareando o ambiente... E, finalmente, ele descobre surpreso, que a porta se abria sobre um caminho que conduzia à LIBERDADE!
O soldado, admirado, apenas olha seu rei, que diz:
- Eu dava a eles a escolha, mas todos preferiram morrer a arriscar-se a abrir a porta.

Trecho do livro "Os Contadores de Histórias Pérolas da Sabedoria" por Assis Almeida.

A ficção


A FICÇÃO
--------------------------------
"Fictício não significa falso, mas apenas historicamente inexistente¹."
O vocábulo ficção vem do latim fictione(m), que por sua vez derivou-se de "fingere", e significa ato ou efeito de fingir, imaginar, simular. Encerra, portanto, a ficção, o próprio núcleo do conceito de Literatura: literatura é ficção. Neste caso, qualquer obra literária (conto, romance, novela, soneto, ode, comédia, tragédia) constitui a expressão dos conteúdos da ficção. Entretanto, empregamos, costumeira e restritivamente, o termo ficção para designar a prosa literária, isto é, a prosa de ficção.
“A literatura de imaginação ou de criação é a interpretação da vida por um artista através da palavra. No caso da ficção (romance, conto, novela), e da epopeia, essa interpretação é expressa por uma história, que encorpa a referida interpretação. É, portanto, literatura narrativa.
A essência da ficção e, pois, a narrativa. É a sua espinha dorsal, correspondendo ao velho instinto humano de contar e ouvir histórias, uma das mais rudimentares e populares formas de contar e ouvir histórias. Mas nem todas as histórias são arte. Para que tenha valor artístico, a ficção exige uma técnica de arranjo e apresentação que comunicará à narrativa beleza de forma, estrutura e unidade de efeito.
 A ficção distingue-se da história e da biografia, por estas serem narrativas de fatos reais. A ficção é produto da imaginação criadora, embora, como toda a arte, suas raízes mergulhem na experiência humana. Mas o que distingue das outras formas de narrativa é que ela é uma transfiguração ou transmutação da realidade, feita pelo espírito do artista, este imprevisível e inesgotável laboratório. A ficção não pretende fornecer um simples retrato da realidade, mas antes criar uma imagem da realidade, uma reinterpretação, uma revisão. É o espetáculo da vida através do olhar interpretativo do artista, a interpretação artística da realidade.” (Coutinho, Afrânio. Notas de Teoria Literária. Civilização Brasileira,1976. p.30)
Condenados a uma existência que nunca está à altura de nossos sonhos, tivemos de inventar um subterfúgio para escapar do nosso confinamento: a "ficção". Ela nos permite viver mais e melhor, sermos outros sem deixar de sermos o que somos; deslocarmos-nos no espaço e no tempo sem sairmos do nosso lugar nem da nossa hora, e vivermos as mais ousadas aventuras do corpo, da mente e das paixões, sem perdermos o juízo ou trairmos o coração.
"Os eventos relatados em histórias e a sucessão dos fatos fazem parte da fantasia do autor que, a partir da observação do mundo ao seu redor, cria um ambiente imaginário onde pode, inclusive, inventar e reinventar a sua própria existência." (D’Onófrio, 1997)
A ficção nos permite viver num mundo onde as regras inflexíveis da vida real podem ser quebradas, onde nos libertamos do cárcere do tempo e do espaço, onde podemos cometer excessos sem castigo e desfrutar de uma soberania sem limites; depois, voltar a esse mundo de detalhes insignificantes, obstáculos, limitações barreiras e proibições que nos espreitam de todo o canto e em cada esquina sem nos sentimos enganados. ®Sérgio.
Tópicos Relacionados: (clique no Link)

As cidades de Leitores


As cidades de leitores
Na continuação da série sobre os baixos índices de leitura registrados em Fortaleza, os exemplos positivos adotados em outras cidades. Reportagem do Jornal O povo.

Como se constrói uma cidade de leitores? A pergunta é complexa, mas a resposta é menos difícil do que parece. Está embutida nos problemas e carece mais de ações efetivas, articuladas entre poder público e sociedade, que de ideias mirabolantes. À leitura obrigatória, enfadonha, apenas avaliativa das escolas, aplique doses generosas de leitura por prazer. Contra a falta de hábito leitor entre os próprios professores, livros como antídoto: dê também a eles a chance de escolher o que querem ler, para além do exigido pelo plano de aula. Ante a ausência de profissionais capacitados para estimular práticas leitoras, forme bibliotecários, líderes comunitários, professores; torne-os multiplicadores de leitura. Se as bibliotecas são poucas, que sejam boas: torne o espaço agradável, renove constantemente o acervo, faça uma ponte com outras linguagens e tecnologias.

Foi para atacar essas deficiências, com as ações citadas acima, que nasceram projetos como o São Paulo Um Estado de Leitores, implantado desde 2003, e Rio Uma Cidade de Leitores, a partir de 2009. Em ambas as iniciativas, um ponto em comum: vontade política. “Falta o governo embarcar numa ideia, vestir a camisa, investir recursos para que se crie um conjunto, um guarda-chuva de ações, todas interconectadas”, diz José Luiz Goldfarb, mentor dos programas nos dois estados, doutor em História da Ciência, mestre em Filosofia e curador do prêmio Jabuti de Literatura – principal comenda do mercado editorial brasileiro. Para ele, “a tragédia no Ceará, em São Paulo, no Rio de Janeiro, e em muitos estados brasileiros, é que nossos políticos não leem”.

Onde se decide ter uma política pública de incentivo à leitura, diz Goldfarb em entrevista por telefone, é preciso agir em três eixos: ampliação e renovação constante de acervo – não só o das escolas –, formação de multiplicadores de leitura nas comunidades, nas salas de aula e nas bibliotecas, além de promoção do livro, do hábito de ler em todas as mídias possíveis: da internet ao outdoor. Dentro de cada eixo, ações específicas e cotidianas que garantam o sucesso da iniciativa.

No Rio de Janeiro, exemplifica Goldfarb, coordenador do programa implantado lá, a renovação do acervo se deu não apenas em nível pedagógico ou restrito às bibliotecas escolares. Mas entre os professores, com a criação do projeto “Biblioteca do Professor”. “Desde 2009, a cada três meses, cada professor da rede ganha dois livros: um de literatura nacional e outro de literatura estrangeira. Ao longo de quatro anos, o professor criou uma biblioteca sua, com livros de sua preferência”, conta ele. A ideia surgiu do diagnóstico de que mais de 60% dos professores não liam por prazer. “Claro que o professor lê, mas as leituras que são necessárias para o seu trabalho. A leitura por prazer é a pessoa que lê uma quantidade de livros muito alta por ano porque ela junta ao seu lazer, ao seu entretenimento a leitura”, diz Goldfarb.

Sabendo que a leitura obrigatória atrai menos ainda o jovem, em ano de Bienal do Livro, caso deste, cada escola do município carioca recebe um vale entre R$ 600 e R$ 900 para abastecer sua sala de leitura, além do vale recebido pelos professores e alunos. “O jovem não volta pra sala de leitura, pra biblioteca, se não tem novidade. Tem de ter renovação, tem de ter aumento de novidades. Se a gente quer criar uma cidade de leitores, a gente precisa passar por essa questão da leitura por prazer”, enfatiza Goldfarb.

Mobilização
Oferecer formação a professores, bibliotecários e líderes comunitários, com metodologias específicas, é outra ação do projeto. “Um bom projeto de incentivo à leitura tem de envolver vários atores da sociedade brasileira. Não é o Estado sozinho, não é o prefeito sozinho, o secretário de cultura sozinho. A leitura, para se tornar um hábito, precisa de uma mobilização”, ressalta ele. Daí o envolvimento de ONG’s que podem se aproximar do poder público misturando linguagens como o teatro ou audiovisual, envolvendo a família e a comunidade no processo de estímulo à leitura. Um exemplo é o projeto Teatro Literário. “A gente criou um grupo de teatro que leva pros palcos pequenos contos de machado de Assis e Lima Barreto”, ele cita. 

“O último eixo é muito importante, é o da promoção. É um esforço da sociedade para conseguir usar a mídia para a promoção do livro. Daí apoiar uma feira do livro, um prêmio literário, e atrair as atenções para o livro, para a leitura”, diz ele, citando ainda o Twitter e o Facebook do programa Rio Uma Cidade de Leitores, que promove não só as ações realizadas lá, mas também as de outros estados.

Goldfarb também já passou por estados como Tocantins e Mato Grosso do Sul dando consultorias para a implantação de projetos de leitura. Em cada lugar, realidades distintas que lhe ensinaram que não é possível dissociar responsabilidades. É necessária uma articulação dentro do próprio poder público. Por exemplo, das secretarias de educação e de cultura. “A educação tem uma limitação em que o recurso tem de ser aplicado nas escolas. Mas está geralmente na alçada da Cultura a rede de bibliotecas públicas, que são essenciais para a leitura do município. A educação tem as escolas, a cultura tem a vantagem da capilaridade, pode trabalhar com outras faixas etárias, outros espaços”, detalha.

Sobre ações de formação do leitor ressaltadas pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), como o projeto Agentes de Leitura, Goldfarb chama atenção para a constância e a abrangência dos projetos. “Os agentes de leitura são um projeto excelente, mas junto a ele tem de criar outros eixos de atuação”. No caso da Bienal Internacional do Livro, outra iniciativa relacionada à política de leitura do Estado, ele lembra que “se essa atividade não for muito articulada com um projeto que dure 365 dias, fica muito isolada, tem muito tititi, muito confete, mas não resolve o problema. As festas têm de ser o coroamento de um trabalho, e não o trabalho”, conclui.
 SERVIÇO
 Biblioteca Pública Menezes Pimentel
Onde: Av. Presidente Castelo Branco, 255, Centro
Funcionamento: de 8h às 18h
Outras informações: (85) 3361-1930
Biblioteca Pública Dolor Barreira 
Onde: Av. da Universidade, 2572, Benfica
Funcionamento: de 9h às 17h
Outras informações: (85) 3254-6041

Saiba mais

Ações e metas previstas no Plano Municipal de Cultura para as políticas de livro e leitura: 

- De acordo com o Regimento Interno do Conselho Municipal de Política Cultural (CPMC) (Art. 15), até 2014 deverá funcionar e ser estruturado o Fórum Permanente de Literatura, Livro e Leitura.

- 05 bibliotecas por Regional vinculadas à Rede de Bibliotecas Públicas Municipais até 2022.

- Entre as ações previstas, estão a criação de bibliotecas com instalações adequadas, contemplando boas condições de iluminação e ventilação; e apresentando todos os recursos de acessibilidades necessários para atender o público; a contratação de corpo técnico especializado para o funcionamento das bibliotecas; e a realização de oficinas, seminários e eventos que envolvam a prática da leitura para professores, estudantes e moradores das regionais.


Oceanos são feitos de gotas d'água

Para ser ouvido, fale.
Para ser compreendido, exponha claramente as suas idéias sem jamais abrir mão daqueles que julga fundamentais apenas para que os outros o aceitem.
Acima de tudo, busque o prazer antes do sucesso, a auto-realização antes do dinheiro, fazer bem feito antes de pensar em obter qualquer recompensa.
Nenhum reconhecimento externo vai substituir a alegria de poder ser você mesmo: status é comprar coisas que você não quer com o dinheiro que você não tem, a fim de mostrar para gente que você não gosta, uma pessoa que você não é.
Nada tem graça se não for bom para seu corpo, leve para seu espírito e agradável para o seu coração.
Para conseguir, tente sem pensar que o êxito virá logo da prmeira vez.
Cuide de ter saúde, energia, paciência e determinação para continuar tentando quantas vezes forem necessárias.
mas ao perceber que já fez tudo o que pôde - ou até mesmo um pouco além- mude de alvo para não se tornar, em vez de um vitorioso, apenas mais um teimoso.
Para poder recomeçar sempre, perdoe-se pelos fracassos e erros que cometer, aprenda com eles e, a partir deles, programe suas próximas ações.
Nunca se deixe iludir que será possível fazer tudo num dia só ou quando tiver todos os recursos: tal dia nunca virá.
Para manter-se motivado, sonhe.
Para realizar, planeje, pensando grande e fazendo pequeno, um pouco a cada dia e todos os dias um pouco, porque são pequenas gotas d'água que fazem o grande oceano.
Saber o significado da satisfação já é riqueza bastante.
Provérbio Chinês


Trecho do livro Histórias Interessantes vol 2 - 4ª ed.